Em 2003, um grupo de amigos resolveram criar um bloco para homenagear o Deputado Federal SEVERINO CAVALCANTI, o maior líder político da história de João Alfredo/PE. Resolveram colocar o nome do bloco PÉ ROXO, uma antiga forma de chamar com os eleitores de Severino Cavalcanti. Este bloco, hoje é o maior e melhor bloco do Agreste Setentrional de Pernambuco, arrastando pelas ruas de João Alfredo milhares de pessoas.

Conheça Severino Cavalcanti

SEVERINO JOSÉ CAVALCANTI FERREIRA – ZITO CAVALCANTI – como é conhecido em João Alfredo – PE, sua terra natal. Nascido em 18 de dezembro de 1930, vai completar 83 anos de idade este ano, é um político conhecido nacionalmente, amigo do ex-presidente LULA e da Presidenta DILMA ROUSSEFF, é filiado ao (PP) PARTIDO PROGRESSISTA. É o atual prefeito do município de João Alfredo (2009/2012), distante cerca de 106 km da Capital Pernambucana.
O primeiro partido a que Severino pertenceu foi a União Democrática Nacional (UDN). Pela UDN, foi prefeito de João Alfredo em 1964, Deputado Estadual em Pernambuco de 1967 a 1995 e Federal de 1995 a 2005. Já foi segundo vice-presidente e primeiro-secretário da Câmara dos Deputados e ocupou a corregedoria da Câmara por duas vezes. Em 2005, então Deputado Federal, foi eleito Presidente da Câmara dos Deputados com expressiva votação.
Depois de mais de 45 anos consecutivos ocupando cargos eletivos, é impressionante  a energia vital dele, a política é sua vida, ZITO é homem simples e admirado por todos em João Alfredo. As portas de sua casa estão sempre abertas aos amigos e simpatizantes de seu grupo político. Sem dúvidas é um dos maiores políticos do Nordeste, é o comandante da NAÇÃO PÉ ROXO, nome dado a quem acompanha e vota em SEVERINO CAVALCANTI.

SEVERINO FEZ HISTÓRIA  NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Simples, com jeito de bonação, mas extremamente sagaz e articulado, o Deputado Pernambucano SEVERINO CAVALCANTI (PP) já entrou para a história, ao receber, no domingo dia 02 de fevereiro de 2003, a maior votação de todos os candidatos à Mesa Diretora da Câmara. Foram exatos 456 votos, 22 a mais do que o presidente João Paulo Cunha (PT-SP). Seu recorde também teve outra faceta: na condição de segundo secretário, também conseguiu o feito de ser o único nos últimos 48 anos a emplacar 08 ( oito) anos de mandatos consecutivos na Mesa da Câmara, Nesse período, ocupou a vice-presidência, também com a maior votação da história da casa. Foi reconduzido ao cargo, dois anos depois, e na legislação passada respondeu pela Primeira Secretaria. há quem veja no sucesso de Severino Cavalcanti o reconhecimento dos seus colegas à sua CORAGEM em enfrentar a defesa de assuntos corporativos da Casa. Mas, como Corregedor da Câmara, ele desencadeou um PROCESSO DE MORALIZAÇÃO da atividade parlamentar, ao pedir a cassação do mandato de 11 deputados envolvidos em quebra de decoro parlamentar. Como primeiro secretário, também surpreendeu, ao devolver aos COFRES PÚBLICOS uma economia de R$ 51 milhões, do orçamento de 2001. Do orçamento de 2002, economizou mais R$ 37,4 milhões. Na verdade, SEVERINO CAVALCANTI tem a coragem de assumir bandeiras impopulares.